SAÚDE E MEDITAÇÃO


SAÚDE E MEDITAÇÃO









MINDFULNESS e Saúde (entrevista de Marcelo Demarzo (Mente Aberta: Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde)


Como funciona a técnica de Mindfulness ou Atenção Plena?
A gente pode entender a técnica como um treinamento do músculo da atenção Isso se contrapõe ao nosso estado habitual. Em geral a gente não está presente no que está fazendo agora. Nossa mente ou está no passado, ou está no futuro e não estamos presentes, não estamos atentos ao que está acontecendo neste momento.  E a técnica nos permite treinar a atenção para o que está acontecendo neste momento. 

Para quem é indicada?
Esses programas têm indicações clínicas claras: então, pacientes que têm sintomas de depressão, sintomas de ansiedade, sintomas de dor crônica se beneficiam desta técnica. Por exemplo, a técnica previne até 50% de recaída em pessoas que têm depressão, para que elas não tenham novos quadros de depressão.  E há uma melhora de até 30% de sintomas de ansiedade. Pessoas com dor crônica conseguem melhorar a qualidade de vida no seu dia a dia; manejam melhor a dor, e conseguem voltar a desempenhas suas atividades normais no dia a dia mesmo com quadro de dor crônica. Reduz o risco cardiovascular, o risco de eu ter um infarto, ou de eu ter um derrame ou um AVC do cérebro em até 40%. Pacientes com diabetes, pacientes com pressão alta, com hipertensão, pacientes com doenças inflamatórias do intestino, mas que tenham sintomas de ansiedade, que tenham sintomas de depressão, também se beneficiam.

Em quanto tempo surgem os primeiros efeitos? 

As pessoas que passam pelos grupos de mindfulness referem melhoras a partir da segunda sessão. Já referem que conseguem controlar melhor os fatores estressantes do dia a dia, já conseguem lidar com situações que antes as deixavam estressadas, ou tristes, ou com sintomas de ansiedade.  A partir da 5ª semana as pessoas já têm um quadro clínico bastante mais estável, muitas vezes não precisam mais usar as medicações que usavam até aquele momento. Quando a gente cuida da mente, cuida da atenção, cuida de nosso estado psicológico, a gente acaba beneficiando o corpo inteiro. 


Alguns sites especializados em meditação mindfulness e saúde:

Mente Aberta: http://mindfulnessbrasil.com/
http://www.breathworks-mindfulness.org.uk/ (Instituto Breathworks, Inglaterra);
www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação Mindfulness na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos)




Programa de Mindfulness para Saúde
Extraído e adaptado de http://mindfulnessbrasil.com/

Uma das primeiras aplicações das práticas de “mindfulness” como terapia clínica no ocidente foi feita no fim da década de 1970 por Jon Kabat-Zinn e colegas (Universidade de Massachusetts, Estados Unidos), que desenvolveram um programa de redução do estresse em grupo baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para:Mindfulness-Based Stress Reduction).
O MBSR, citado também na literatura como “clínica de estresse”, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas e pacientes acometidos com condições clínicas associadas a níveis prejudiciais de “estresse”.
Enraizado em práticas e filosofias orientais (Budismo Tibetano, Zen, entre outras), o MBSR é estruturado como um programa que comporta atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas simples de “mindfulness” e meditação. A eficácia e a efetividade do MBSR foram estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, cardiopatias, entre outros, bem como em indivíduos considerados saudáveis, profissionais, estudantes, atletas.
O MBSR é um programa altamente estruturado ao longo de oito semanas, em que os participantes se reúnem semanalmente por aproximadamente 2,5 horas para vivências de técnicas de “mindfulness” e meditação.
Aos participantes também são dadas atribuições para serem implementadas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente e com duração média de 45 minutos. Os mesmos são instruídos no sentido de procurarem incorporar “mindfulness” em suas vidas diárias, fazendo com que as atividades rotineiras se tornem, de certa forma, também uma oportunidade de praticar “mindfulness” (chamadas de “práticas informais”).
As principais técnicas utilizadas são a chamada “atenção plena” (“mindfulness”) na respiração, o “escaneamento” corporal (body scan – técnica relativamente similar ao relaxamento muscular progressivo), a caminhada meditativa, e os movimentos corporais com atenção plena, que utilizam posturas corporais consideradas leves, podendo ser realizados por indivíduos com diferentes níveis de capacidade e limitações físicas.
Após a conclusão do programa de oito semanas, os participantes estão competentes para continuarem praticando as técnicas sozinhos ou em grupos, e em seus próprios ambientes (em casa ou no trabalho), o que pode criar um efeito de sustentabilidade importante para promoção da saúde e empoderamento dos praticantes.


Veja também: PRIMEIROS PASSOS EM MINDFULNESS


3 comentários:

Renata Dias Mundt disse...

Gostaria de deixar aqui o meu relato, depois de ter feito um programa de 2 meses de meditação para a saúde com a Márcia. Eu estava sofrendo de dores crônicas desde novembro de 2010. Fui a vários médicos e nenhum conseguiu minimizar minhas dores. Com a meditação, passei a atentar mais ao meu corpo, às suas reações, comecei a perceber em que circunstâncias minha dor se aguçava e comecer a conseguir "relaxar" as partes doloridas do meu corpo. Depois disso, passei a sentir muito menos dores (algumas até mesmo desapareceram!) e aprendi a evitá-las e minimizá-las quando elas mesmo assim surgem. Tenho dormido melhor, trabalhado melhor, meu humor melhorou e minha qualidade de vida também. Obrigada e parabéns, Márcia!
Renata Dias Mundt, tradutora

Mariana Mazzei disse...

Tenho pouco tempo de prática no mindfulness mas venho presenciado como ele é capaz de mudar a vida de alguém no estalar de dedos. Viver no momento presente tem alterado minha rotina de forma incrível, comecei a ver o mundo como nunca o havia "degustado" antes. Se minha vida fosse um livro seu título seria "A descoberta e redescoberta do aqui e agora". Obrigada por nos acompanhar nesse renascimento Márcia! Não haveria nínguem melhor...

Tati disse...

Olá Márcia,tenho pesquisado sobre Mindfuness e cheguei até você, e seu blog. Estou a procura de um tema para o meu TCC, e quero falar sobre Mindfuness, mas não consegui ainda elaborar o mesmo. Você poderia por gentileza, me dar uma força?
Desde já, grata pela atenção!